Após a liberação do resultado da primeira edição da prova do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) 2025, a Universidade Federal do Tocantins lançou um processo seletivo para ingresso em cursos por meio da nota do exame. São ofertadas 1.075 vagas para o segundo semestre de 2025.
De acordo com a instituição, as inscrições começaram na quarta-feira (11) e seguem até o dia 17 de junho. As vagas são para 28 cursos de graduação presenciais, distribuídos nos cinco câmpus.
- Clique e confira o edital.
- Confira o quadro de vagas nos cursos de graduação.
- Veja o cronograma do processo seletivo.
As vagas são para candidatos que fizeram qualquer uma das duas edições do Exato, de 2024 e 2025. No momento da inscrição, o interessado deverá indicar com qual nota das edições que quer concorrer no processo seletivo.
A UFT ressaltou que dentro das vagas há reserva para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e baixa renda, conforme determina a lei Lei nº. 12.711/2012 (Lei de Cotas) e as políticas de ações afirmativas.
Além da UFT, os candidatos também podem pleitear por vagas na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e no Instituto Federal de Educação (IFTO). Mas é preciso observar que cada uma das instituições define as regras específicas dos seus editais e que o candidato só poderá optar por uma vaga entre as instituições.
A UFT dá a opção aos candidatos para escolherem um curso de segunda opção, para concorrer em uma chamada especial, após a da lista de espera, que poderá ser utilizada a critério da instituição.
Conforme o edital, a publicação do resultado preliminar e convocatória para bancas de heteroidentificação será publicada no dia 26 de junho. O resultado definitido está previsto para sair no dia 8 de julho, junto com a publicação da lista da primeira chamada.
Por Patricia Lauris, g1 Tocantins