A Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu um edital com novas oportunidades de ingresso em cursos da instituição por meio do Extravestibular 2026/1. São 847 vagas remancescentes, que vão ser ocupadas por quem tem interesse em ingressar por meio da transferência interna, transferência externa, reingresso e ingresso de portador de diploma de curso superior.
De acordo com o edital, as inscrições poderão ser feitas no site da instituição, entre os dias 4 a 27 de agosto de 2025. A taxa é de R$ 120, mas os candidatos de baixa renda podem solicitar isenção entre os dias 4 e 7 de agosto. Confira o edital aqui.
A prova está prevista para ser aplicada no dia 28 de setembro de 2025, nas cidades de Arraias, Gurupi e Palmas. Os candidatos ao curso de medicina deverão fazer a prova somente na capital, conforme prevê o edital.
Apesar da prova ser aplicada em três cidades, há vagas para ingresso nos campus da universidade em Palmas, Gurupi, Arraias, Miracema e Porto Nacional.
Entenda cada modalidade ofertada
- A transferência interna é para os estudantes regularmente matriculados na UFT e que desejam mudar de curso ou de campus, mas levando em consideração o cumprimento dos percentuais exigidos de carga horária.
- A transferência externa é para estudantes que estão com a matrícula ativa ou trancada em cursos de graduação de outras instituições e que queiram estudar na UFT.
- O reingresso é para ex-estudantes da UFT que se desvincularam, mas que não foram jubilados ou desligados por questões disciplinares.
- As vagas de reingresso de portador de diploma são voltadas a quem tem alguma formação superior e deseja cursar uma segunda graduação na UFT, dentro das áreas e critérios de afinidade estabelecidos, segundo o edital.
A previsão para divulgação do resultado final é o dia 16 de outubro de 2025.
Por Patricia Lauris, g1 Tocantins | Foto: Djavan Barbosa