O Tocantins prevê grandes concursos com a realização ainda em 2026. Entre eles, para os quadros das polícias Civil e Penal e da Secretaria de Estado da Saúde. Mas somente o último teve a autorização para andamento anunciada recentemente.
Os concursos estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Governo em dezembro de 2025. A Lei de Orçamento Anual (LOA) para o exercício de 2026 também consta a previsão de realização de concursos da administração direta e indireta.
O último anúncio feito pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi para o quadro da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, serão ofertadas 5.124 vagas distribuídas em 31 categorias profissionais. A pasta não realiza concurso há 18 anos. O último foi no ano de 2008.
Com relação à Polícia Civil, em 2024 o governador chegou a anunciar, mesmo sem a divulgação de edital, que o certame teria 381 vagas para início imediato e 71 em cadastro reserva. A promessa de aplicação das provas era até março de 2025.
Mas isso não ocorreu e em julho de 2025, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) apontou que há um déficit de 1.272 servidores no quadro da Polícia Civil.
A reportagem questionou a pasta para saber se há uma previsão de anúncio do concurso, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.
Para a Polícia Penal, o orçamento anual prevê a destinação de recursos para a realização de um concurso público. A reportagem questionou a Secretaria de Cidadania e Justiça para saber se há data para lançamento, mas também não houve resposta.
Concurso autorizado
No concurso da Saúde, autorizado para andamento na sexta-feira (30), terá vagas para técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos especialistas e outras categorias da saúde.
O edital ainda não tem data para ser lançado, entretanto, a próxima etapa será a publicação da portaria da comissão de organização do concurso. Segundo o secretário de Saúde, Carlos Felinto, ainda haverá a contratação da banca organizadora e a previsão é que o certame seja realizado ainda em 2026.



























