Em Palmas, Eduardo Fortes entrega Casa de Apoio para pacientes em tratamento de saúde longe do lar

Projeto social idealizado pelo deputado já acolheu 6,4 mil pessoas em 2024 apenas em Gurupi e agora chega à capital para ampliar o atendimento a

No Dia Nacional dos Direitos Humanos, Palmas ganhou um novo espaço para acolher e cuidar de quem enfrenta um tratamento de saúde longe de casa. O deputado estadual Eduardo Fortes inaugurou, nesta terça-feira, 12, a Casa de Apoio Nova Esperança, projeto social que já é referência em Gurupi e agora abre as portas na capital para receber gratuitamente pacientes e acompanhantes com hospedagem, alimentação e conforto.

O projeto nasceu de uma promessa de campanha do parlamentar, inspirada em uma cena que o marcou no Hospital Regional de Gurupi. “Uma vez, cheguei para visitar um amigo e encontrei uma família no canto, com uma menininha dormindo e um bebê chorando. Eram de fora e não tinham para onde ir. Uma amiga que trabalhava no hospital me contou aquela história e aquilo tocou meu coração. Coloquei na minha cabeça que um dia faria uma casa de apoio para ajudar essas pessoas”, lembrou Fortes.

Somente em 2024, a unidade de Gurupi atendeu 6.400 pessoas, como um gesto de dignidade para quem precisa de apoio. Além disso, Eduardo Fortes lembrou de outros projetos sociais que fomenta, como o das hortas comunitárias, que garantem alimento saudável para muitos tocantinenses. “Milhares de famílias que atendemos por semana recebem alimento saudável, como batata, cenoura, rúcula, alface, produtos que talvez não teriam condição de comprar. Hoje, já temos 15 hortas comunitárias no estado e vamos ampliar. É o mesmo olhar para a Casa de Apoio: cuidar de gente é a nossa prioridade”, reforçou.

Apoio político

O evento reuniu lideranças políticas, prefeitos de diversas cidades e representantes de instituições de saúde. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, destacou que os sete projetos sociais de Fortes inspiram outras gestões. “Você é orgulho para todos que te seguem, especialmente para as camadas mais humildes. Fui a Gurupi conhecer seu trabalho e levei a ideia para a minha cidade no Bico do Papagaio. Isso é política que transforma.”

Representando o governador Wanderlei Barbosa e a primeira-dama Karyne Sotero, a secretária de Estado da Governadoria, Katia Chaves, ressaltou a sintonia entre o projeto e a gestão estadual. “Essa Casa de Apoio vai atender não só Palmas, mas todos os municípios do Tocantins. O governo e a primeira-dama são parceiros para que esse trabalho continue crescendo”, reforçou. 

O representante do Hospital do Amor, Leonel Dias, lembrou que a unidade em Palmas será fundamental para pacientes oncológicos que, em breve, terão atendimento completo na cidade. “Num momento tão difícil, é essencial ter um espaço para descansar, se alimentar e estar com a família. Essa casa vai fazer a diferença para muitos, além de ser a primeira de muitas aqui na capital”, disse.

O secretário municipal Sérgio Vieira, representando o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou o caráter humano do trabalho de Fortes. “O seu trabalho não pode ser olhado como político, mas como amor ao próximo. Quem acolhe e cuida, tem as bênçãos de Deus. Por mais Eduardo Fortes tocantinenses, que ensinem como fazer política de forma simples e acolhedora”, afirmou Soró. 

O CEO da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, emocionou-se ao lembrar a trajetória do deputado. “No começo, há 17 anos, você já era esse homem humilde e de coração grande. O poder não subiu à sua cabeça. Pelo contrário, você aproximou de si aqueles que mais precisam. É emocionante ver tudo isso acontecer”, garantiu aos presentes.

Prefeitos parceiros

O prefeito de Aliança do Tocantins, Elves Guimarães, elogiou a sensibilidade do projeto. “Quem passa por um momento difícil de saúde sabe o valor de um apoio moral, alimentação e calor humano. Continue nesse trabalho, deputado, porque é na hora da doença que mais precisamos de amparo.”

O prefeito de Cariri, Tetim, garantiu o apoio da cidade. “Cariri é parceiro da Casa Nova Esperança e continuará sendo. É um trabalho de grande importância para todo o estado”, disse.

Também marcaram presença prefeitos como Gilmar do Posto (Pau D’Arco), Robson (Ananás), Divino Moraes (Sucupira), Wada (São Valério), Maria do Socorro (Taipas), Flavio Moura (Talismã) e André Borba (São Salvador).

Um espaço de acolhimento

Localizada em Palmas, na 1203 Sul, Quadra 38, lote 12, a Casa de Apoio Nova Esperança está próxima ao Hospital do Amor e de outros centros médicos, garantindo acesso rápido aos pacientes. O espaço comporta cerca de 150 atendimentos por dia, entre acolhimento, refeição e pernoites. Conta com 20 dormitórios, cozinha, refeitório e áreas de convivência, visando não apenas atender necessidades físicas, mas também proporcionar um ambiente humanizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias