Romaria do Senhor do Bonfim terá missas e show do padre Fábio de Melo, no Tocantins; veja programação

Evento em Tabocão está dentro das festividades da 46ª Romaria do Senhor do Bonfim, que será celebrado até 15 de agosto, feriado estadual.

As romarias do festejo do Senhor do Bonfim em Natividade e Tabocão começam nesta quarta-feira (6). A festa religiosa secular vai até o dia 15 de agosto. Neste ano, os católicos terão a presença do padre Fábio de Melo. 

Além das celebrações, a programação inclui missas, novenas, caminhadas, procissões, terços, entre outras atividades de fé e devoção. 

Em Natividade, a tradição entre os fiéis é sair do município a pé, em peregrinação até o povoado do Bonfim. O percurso é de 23 km.

Segundo o governo do Tocantins, será montado um ponto de apoio aproximadamente no km 12 para descanso, cuidados de saúde como aferição de pressão e pequenos curativos, água e alimentação. Uma equipe servirá lanches entre 6h e 16h, e caldos a partir das 17h. 

No dia 13 de agosto, após a missa, o público poderá conferir a apresentação de Fábio de Melo. Já no dia 15, feriado estadual, será realizada a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim. 

Tabocão e Araguacema 

Em Araguacema, o festejo também irá iniciar nesta quarta-feira e seguir até o dia 15. Durante a programação, estão previstas para serem realizadas as missas da Luz e Sertaneja, além do terço da misericórdia.

No município de Tabocão, a 46ª Romaria do Senhor do Bonfim, ocorrerá junto com a XV ExpoTabocão, onde estão previstas missas, procissão, cavalgadas e programação cultural.

Tradição 

A tradição do Bonfim iniciou em 1750, quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado. Conforme a história popular, o vaqueiro levou a imagem para a cidade e, após ela desaparecer, reapareceu misteriosamente no mesmo local onde foi encontrada. 

Desde então, a devoção no Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do Tocantins. Durante 12 dias, a festa reúne fiéis, turistas e peregrinos que movimentam a economia do local. 

O Dia do Senhor do Bonfim passou a integrar o Calendário Cultural do Estado do Tocantins no dia 25 de setembro de 2024. 

Segundo a lei nº 4.509, o feriado tem como objetivos ‘valorizar as tradições religiosas e culturais; promover a integração das comunidades locais; e fomentar o segmento do turismo religioso como meio de interação e desenvolvimento social e de valorização do patrimônio cultural do Estado’.

Por Andressa Ribeiro, g1 Tocantins | Foto: Tharson Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias