A Mosaic Fertilizantes inaugura, nesta quarta-feira (16), uma nova fábrica em Palmeirante, no Tocantins, com um investimento de R$ 400 milhões, segundo informou o Governo do Estado em nota oficial. A unidade, conectada à Ferrovia Norte-Sul, tem como objetivo atender à região do Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), além de beneficiar o Vale do Araguaia e o norte de Goiás, otimizando a distribuição de insumos agrícolas.
De acordo com o governo estadual, a fábrica terá capacidade inicial de produção de 500 mil toneladas de fertilizantes por ano, com previsão de crescimento progressivo. A expectativa é que, até 2032, a unidade movimente cerca de 9,3 milhões de toneladas.
A estrutura conta com mais de 100 mil toneladas de capacidade de armazenagem e está alinhada ao Plano Nacional de Fertilizantes, que busca reduzir a dependência do Brasil em relação a insumos importados e ampliar a competitividade logística do setor.
“O investimento consolida o Tocantins como um dos principais destinos do país para projetos estruturantes”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa. “Estamos falando de geração de empregos, aumento da competitividade agrícola e fortalecimento logístico.”
O projeto, viabilizado com apoio de incentivos fiscais e articulação do Governo do Tocantins, deve gerar 162 empregos diretos.
Além dos impactos econômicos, a expectativa é de que a nova unidade contribua para o crescimento da produção agrícola no estado, com estimativa de aumento de 31% na produção de soja, passando de 5,4 milhões para 7,1 milhões de toneladas anuais nos próximos anos.